Travões – manutenção e cuidados

Abril 01, 2022

Como funcionam os travões da sua viatura?

Os travões fazem parte de um sistema bastante complexo e é composto por um conjunto de elementos mecânicos, eletrónicos e hidráulicos que utilizam um sistema de fricção que permite abrandar e parar o veículo que se encontrava em movimento. Um sistema de travagem que se encontre em perfeitas condições dá uma maior estabilidade ao veículo, uma maior eficácia num curto espaço de tempo e distância, permite uma progressividade com travagem proporcional ao esforço do condutor e ainda oferece um conforto com o mínimo esforço do condutor.

Os principais componentes deste sistema são:

  • as pastilhas de travão – que permitem abrandar a rotação da roda ao nível dos discos. Estas pastilhas encontram-se ao lado de cada disco, existindo duas por roda. O desgaste destas pastilhas varia consoante o número de travagens e a intensidade destas.
  • os discos de travão – que são elementos de metal fixos ao cubo da roda e são utilizados para abrandar a roda a fim de parar o veículo.

 

Travões - manutenção e cuidados

O que é o sistema de travagem ABS?

O sistema de travagem anti bloqueio, conhecido pela sigla ABS, é obrigatório na União Europeia desde 2004 e tem como principal objetivo evitar o bloqueio das rodas durante uma travagem repentina. Desta forma, quando são detetados indícios de bloqueio no travão, este sistema regula a pressão de forma automática, sem que o condutor precise de intervir.

Devido a este mecanismo, o condutor consegue manter a estabilidade, a aderência e a direção na condução. Ou seja, através deste sistema o condutor da viatura consegue manter o controlo da travagem e do volante, conseguindo desviar-se dos obstáculos com maior facilidade. Se, em condições de estrada mais adversas, o sistema ABS é um mecanismo essencial da condução, no caso de condução em condições normais, este assume-se como um sistema de segurança ativa.

Quais os principais sinais de desgaste?

De forma geral, é raro que o sistema de travagem se avarie, no entanto, pode desgastar-se com o passar do tempo. No caso de os seus travões se soltarem subitamente, deve carregar várias vezes no travão, pois pode tratar-se de uma falha momentânea. No entanto, no caso de isto não ser suficiente, o melhor será baixar a velocidade e puxar o travão.

 

Travões - manutenção e cuidados

Está na altura de trocar as pastilhas dos travões?

O sinal de alarme do painel de controlo da sua viatura geralmente indica que as pastilhas estão a ficar desgastadas. Contudo, existem também outros sinais aos quais deve estar atento:

  • perda de eficácia na travagem;
  • ruído estridente em caso de travagem ou quando conduz;
  • o pedal do travão baixa cada vez mais quando trava;
  • sente vibrações durante a travagem.

Pode ainda verificar o nível do líquido de travões, pois quando uma pastilha está usada, o cilindro principal pode deixar de aspirar óleo.

Como verificar se os discos dos travões estão desgastados?

O desgaste dos discos pode variar em função do peso do veículo, do estilo de condução ou do tipo de estrada no qual conduz, pelo que a prática de uma condução e de uma travagem regular são essenciais para manter o bom estado dos seus travões. 

Contudo, se verificar um destes sinais deve realizar uma inspeção ou substituição dos seus discos:

  • caso sinta uma vibração no pedal durante uma travagem mais brusca;
  • no caso de, durante uma inspeção visual, os discos se encontrarem perfurados;
  • se a espessura mínima de cada disco se encontrar abaixo do permitido. 

Como prolongar a vida útil dos seus travões?

Pratique uma condução segura e eficiente, evitando usar em demasia – ou em situações não obrigatórias – o seu sistema de travões para evitar o seu desgaste. No caso de ter o hábito de travar de forma mais abrupta, deve verificar mais frequentemente o estado dos seus travões.

Faça uma revisão periódica ao estado dos seus travões. Geralmente aconselha-se uma revisão a cada 20 mil quilómetros, no entanto tudo depende do tipo de veículo, condição e até terreno percorrido.

Opte por utilizar peças homologadas. Existem no mercado diferentes ofertas no que toca a travões, pelo que este aspeto é importante. Deve certificar-se que as pastilhas de travão cumprem todos os requisitos no que às normas de segurança diz respeito.

 

Travões - manutenção e cuidados

Quando deve substituir os travões da sua viatura?

Dada a sua elevada importância, os travões devem ser inspecionados com frequência pelo dono da viatura e por profissionais, de forma a garantir que as condições de segurança estão asseguradas. Desta forma, o recomendado é que, além de uma verificação regular em casa, a inspeção por profissionais deve ser realizada, no mínimo, duas vezes por ano, de forma a melhorar e prolongar a duração de todo o sistema de travagem.

Os seus travões apresentam diferenças quando conduz?

No caso de o pedal de travão estar muito duro, isso pode significar que os discos ou as pastilhas de travão estão avariados, devendo por isso deslocar-se a uma oficina.

Se o pedal do travão se afunda com facilidade, tal pode dever-se a 3 razões: falta de líquidos de travões, pastilhas demasiado desgastadas ou pode tratar-se de uma fuga no sistema de travagem, devendo também visitar uma oficina.

No caso de os travões chiarem, pode ser sinal de que as pastilhas estão muito desgastadas, no entanto, isto também pode ocorrer se as tiver trocado recentemente.

Se sente um tremor ao travar, algum componente pode estar avariado ou as rodas podem estar desequilibradas, por isso, visite uma oficina.

 

Se necessita de reparar ou substituir os travões da sua viatura, pode contar com os serviços dos especialistas da fix’n’go. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços disponíveis nas nossas oficinas.

Mais Notícias

Prolongue a bateria do carro com estes 5 passos

Como deve saber, a bateria do carro é uma das peças mais essenciais para o correto funcionamento do seu automóvel. É, também, uma das mais…

Filtros de óleo – cuidados a ter em conta

O motor é parte essencial de cada veículo e deve estar sempre bem lubrificado para que possa funcionar corretamente. No entanto, o constante uso do…

Mais Vistas

Pré-inspeção automóvel?

O que é a Inspeção Automóvel? Se tem um carro, de certeza que já ouviu falar da inspeção e da pré-inspeção. Pois bem, a inspeção…

Ar condicionado – Tudo o que precisa saber

O ar condicionado assume um papel fundamental no que diz respeito à regulação da temperatura, seja verão ou inverno. Nos dias quentes, ajuda a combater…

Travões – manutenção e cuidados

Como funcionam os travões da sua viatura? Os travões fazem parte de um sistema bastante complexo e é composto por um conjunto de elementos mecânicos,…