Prolongue a bateria do carro com estes 5 passos

Junho 27, 2022

Como deve saber, a bateria do carro é uma das peças mais essenciais para o correto funcionamento do seu automóvel. É, também, uma das mais frequentes dores de cabeça para qualquer dono de uma viatura.

Neste artigo vai encontrar 5 dicas para prolongar a bateria do carro e adiar ao máximo uma eventual reparação ou substituição.

Prolongue a bateria do carro com estes 5 passos

Dicas para prolongar a bateria do carro

A vida útil da bateria do carro é, em média, entre 3 a 5 anos. Esta estimativa varia consoante o seu estilo de condução, o tipo de veículo e outros fatores externos que influenciam a durabilidade da bateria.

Então, como pode aproveitar a bateria do seu automóvel, durante o máximo de tempo possível? Deixamos aqui 5 dicas de ações que pode tomar de modo a maximizar a vida da bateria do seu automóvel.

 

  1. Conduza regularmente o veículo

Um carro parado é uma sentença para a bateria.

Deixar um veículo sem utilização durante longos períodos de tempo não é recomendado e acaba sempre por ser um golpe duro para qualquer bateria. A bateria dos automóveis descarrega com o passar do tempo, e a melhor forma de cuidar dela é com o carro ligado e a circular regularmente.

Quando o carro se encontra desligado durante longos períodos de tempo, a bateria não está a ser recarregada e acaba por ir perdendo energia. O recomendado é utilizar o carro no mínimo uma vez por semana para evitar este cenário.

No entanto, se prevê deixar o carro parado e sem possibilidade de utilização durante um período prolongado de tempo, o recomendado é mesmo desligar a bateria, retirando a ligação ao pólo negativo.

 

  1. Evite distâncias curtas quando conduz

Conduzir apenas em pequenos percursos, por maior que seja a sua regularidade, também castiga a bateria do carro.

O momento de arranque é quando a bateria efetua o maior esforço. Após isso, a bateria ainda precisa de alguns quilómetros para conseguir recarregar. Se apenas utilizar o veículo durante esse curto período inicial, estará apenas a drenar a bateria sem que esta tenha possibilidade de regenerar.

Isto não quer dizer que não possa de vez em quando efetuar pequenos percursos com o seu veículo. O que importa mais é que não seja uma rotina, porque após um percurso curto pode sempre fazer um percurso mais longo que ajude a bateria a recarregar.

 

  1. Não utilize componentes elétricos com o motor desligado

Os equipamentos elétricos do carro, como o rádio, as luzes ou o ar-condicionado, precisam apenas da bateria para funcionarem. Ou seja, mesmo que tenha o motor desligado, pode continuar a utilizá-los. No entanto, isso significa que está a utilizar a carga da bateria sem que ela possa regenerar (precisa do motor ligado para isso).

É por esta razão que é recomendado reduzir ao máximo a utilização destes equipamentos com o carro desligado – isto se quiser maximizar a durabilidade da bateria, claro.

 

  1. Proteja o carro de temperaturas extremas

A bateria, assim como outros componentes do seu automóvel, não é muito adaptável a temperaturas extremas. Ambientes acima dos 30 graus ou abaixo dos 5 graus centígrados degradam a bateria do carro, quando existe uma exposição prolongada.

Este aspeto é provavelmente o mais difícil de contornar dos cinco que aqui enumeramos, por se tratar de uma eventualidade sob a qual não temos qualquer controlo. Mas, se tiver meios para proteger o seu carro destas temperaturas, então recomendamos vivamente fazê-lo.

Aliás, não é por acaso que carros que são mantidos em garagem têm maior durabilidade (na sua generalidade) que carros estacionados no exterior – isto quanto à bateria e outros componentes sensíveis a temperaturas extremas.

 

  1. Manutenção da bateria

Como qualquer outra parte da sua viatura, a bateria também requer uma manutenção regular para manter um bom funcionamento durante o maior período de tempo possível.

Mantenha a sua bateria bem cuidada e corretamente verificada. Isto inclui, também, a sua limpeza. Por exemplo, os pinos da bateria costumam desenvolver uma película branca ao seu redor, que deverá ser limpa para manter a qualidade destas peças.

Quanto à verificação pontual da bateria, recomendamos que seja feita, no mínimo, uma vez por ano. Pode recorrer aos serviços profissionais da fix’n’go para uma avaliação técnica da bateria do seu automóvel.

 

Estas são algumas das ações que pode tomar para prolongar a bateria do carro. No entanto, caso a bateria já seja muito velha ou já tenha sido exposta a um desgaste elevado, é normal ter cada vez mais problemas com ela, nomeadamente encontrá-la descarregada quando tenta ligar o automóvel.

Para esse cenário, deixamos também em baixo como pode recarregar a bateria do carro em 5 passos simples.

 

Prolongue a bateria do carro com estes 5 passos

Como carregar a bateria do automóvel em 5 passos

Materiais que vai necessitar: um carro com a bateria descarregada (obviamente), 2 pares de pinças e um carro com a bateria carregada.

 

  1. Encontre um segundo carro com a bateria carregada

Pode pedir a um amigo, vizinho ou só a alguém que esteja a passar na rua. Qualquer carro funciona (partindo do princípio que utiliza uma bateria comum) e não terá qualquer repercussão para essa segunda viatura. Ou seja, o primeiro passo é só arranjar um bom samaritano que com vontade de ajudar.

Este passo pode ser saltado caso possua um carregador de baterias de carros.

 

  1. Ligue as pinças às baterias

As pinças devem ser conectadas a ambas as baterias, ligadas aos pinos. Tenha em atenção que os pólos a que liga a pinça a uma bateria devem corresponder aos mesmos pólos na outra bateria.

Ou seja, quando liga uma pinça ao pólo positivo de uma bateria, a outra pinça desse mesmo cabo deve ligar também ao pólo positivo da outra bateria (e o mesmo para as pinças do pólo negativo).

 

  1. Ligue o carro que tem a bateria carregada

É este carro que vai dar energia à outra bateria, por isso quando estiver tudo bem conectado, deve ser o primeiro a ser ligado.

 

  1. Tente ligar o carro com a bateria descarregada

Após os passos anteriores, pode tentar ligar o carro com a bateria descarregada. Se não ligar logo, espere mais uns minutos e tente novamente.

Quando conseguir meter o motor a funcionar, pode retirar as pinças, sem desligar o carro.

 

  1. Deixe o carro a funcionar durante 20 minutos

Depois de ligado, deixe o carro como está durante 20 minutos para a bateria carregar. Após esse período é recomendado que ande um pouco com o carro, para ter a certeza que a bateria recarrega.

Caso continue com problemas na bateria, é recomendado recorrer a um especialista, de modo a que este possa verificar o que está errado com este componente e se é necessário a sua substituição.

Mais Notícias

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

AdBlue, o que é? – Tudo o que precisa de saber sobre este líquido

Líquido AdBlue, a maioria dos automóveis a Diesel mais recentes tem um depósito auxiliar para este líquido. Mas será que sabe porque apareceu, qual o…

Mais Vistas

Pré-inspeção automóvel?

O que é a Inspeção Automóvel? Se tem um carro, de certeza que já ouviu falar da inspeção e da pré-inspeção. Pois bem, a inspeção…

Travões – manutenção e cuidados

Como funcionam os travões da sua viatura? Os travões fazem parte de um sistema bastante complexo e é composto por um conjunto de elementos mecânicos,…

Ar condicionado – Tudo o que precisa saber

O ar condicionado assume um papel fundamental no que diz respeito à regulação da temperatura, seja verão ou inverno. Nos dias quentes, ajuda a combater…