Pré-inspeção automóvel?

Fevereiro 04, 2022

O que é a Inspeção Automóvel?

Se tem um carro, de certeza que já ouviu falar da inspeção e da pré-inspeção. Pois bem, a inspeção automóvel é periódica e obrigatória por lei, para todos os veículos automóveis.

Segundo o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), tem o objetivo de confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.

Ou seja, a inspeção automóvel serve para garantir que o seu veículo está em condições para circular, assegurando assim a sua segurança rodoviária e a de todos os outros condutores na via pública.

Quando deve ser feita a Inspeção Automóvel?

A periodicidade da inspeção automóvel vai depender da idade e da tipologia do seu veículo. Por exemplo, em automóveis ligeiros de passageiros a primeira inspeção deve ser feita 4 anos após a primeira matrícula e depois a cada 2 anos. Quando decorrerem 8 anos, a inspeção automóvel deverá ser feita anualmente.

No caso de veículos de mercadorias, a primeira inspeção é feita após os dois primeiros anos. Posteriormente, a inspeção é anual.

Para saber quando deve fazer a inspeção automóvel da sua viatura, basta ter em atenção o mês e ano que está na sua matrícula, sendo que tem um período de 3 meses anteriores a essa data para poder proceder à inspeção. A partir dessa data, e tendo em conta a periodicidade mencionada acima, o veículo entra em incumprimento caso não tenha feito ou passado na inspeção automóvel.

Um veículo que esteja em incumprimento por não ter a inspeção em dia pode ser alvo de uma coima entre os 250 e os 1.250 euros. Se não pretende ser multado ou colocar a sua segurança e a de todos os outros em risco, tenha em atenção o prazo em que deve realizar a inspeção do seu automóvel.

Desde 1 de novembro de 2020, o número de quilómetros entre inspeções passou também a contar como critério para a necessidade de nova inspeção automóvel. Esta informação está presente na ficha de inspeção do seu veículo.

A importância da pré-inspeção.

A pré-inspeção é essencial para o seu carro passar na inspeção automóvel à primeira e sem problemas. A inspeção, sendo algo relacionado com a segurança rodoviária, é sempre feita com muita minúcia e exigência técnica para que tudo esteja dentro dos parâmetros.

Caso existam aspetos do seu veículo que não obedecem às regras, habilita-se a ter de repetir a inspeção automóvel com o problema resolvido ou até mesmo com a circulação desse automóvel proibida.

Por isso, a pré-inspeção serve não só como uma preparação, mas também como uma forma de detetar possíveis problemas que o seu veículo pode encontrar na inspeção automóvel e tratar de os resolver atempadamente. Afinal de contas, não recorrer a uma pré-inspeção é como ir para um exame sem estudar a matéria com antecedência.

Em que consiste uma pré-inspeção?

Na pré-inspeção são analisados todos os elementos do veículo sujeitos a inspeção, garantindo que estão todos em condições para o automóvel funcionar em segurança.

Apesar de a pré-inspeção estar inevitavelmente associada ao período em que é feita a inspeção periódica ao seu veículo, a manutenção e cuidados devem ser regulares ao longo de todo o ano, de modo a manter a integridade e segurança ao circular na via pública.

Os principais elementos verificados numa pré-inspeção e durante a inspeção automóvel são:

  • O sistema de travagem. Isto inclui o travão principal, o travão de emergência e o travão de mão;
  • A suspensão;
  • O alinhamento da direção;
  • A visibilidade (vidros, espelhos e limpa para-brisas);
  • A iluminação. Os principais sistemas de iluminação são os mínimos, médios e máximos, os piscas, as luzes de travagem e marcha-atrás, as luzes de nevoeiro e a luz da matrícula;
  • O escape, nomeadamente a verificação de fugas e emissões de CO2;
  • Os indicadores do tablier, como o velocímetro, o indicador de combustível, o indicador de rotações, entre outros;
  • O estado do chassis;
  • As condições dos principais elementos de segurança ativa e passiva – cinto de segurança, buzina, apoio de cabeça, assentos, etc.
  • A presença de certos componentes obrigatórios em caso de acidente, como o colete refletor e o triângulo de sinalização.

Se necessário, a fix’n’go também pode levar o seu veículo à inspeção automóvel após a pré-inspeção, assegurando que passa sem problemas e sem ser preciso levantar um dedo (a não ser para o trazer até uma das nossas oficinas, claro).

Quais são as principais causas de reprovação na inspeção?

Como dissemos anteriormente, se o seu veículo não cumprir as normas mínimas de segurança rodoviária, corre o risco de não passar na inspeção automóvel e ser exigida uma segunda inspeção.

Existem três tipos de falhas que podem levar à reprovação, consoante o seu nível de gravidade:

  • Tipo 1: são falhas pequenas que não condicionam o correto funcionamento da viatura ou as suas condições de segurança. São aspetos que devem ser corrigidos, mas não é necessária uma verificação após serem tratados.
  • Tipo 2: as falhas detetadas condicionam o correto funcionamento da viatura ou afetam as suas condições de segurança. Depois da sua correção, é necessária uma nova inspeção para verificação das reparações efetuadas.
  • Tipo 3: são as falhas mais graves que podem ser detetadas e implicam a imobilização imediata do veículo. Depois de corrigidas, é necessária uma nova inspeção para verificação das reparações efetuadas.

Para existir uma reprovação do veículo na inspeção, é preciso apresentar 5 falhas de tipo 1 ou uma falha dos tipos 2 ou 3, no mínimo. Caso não se recorra à correção de falhas de uma inspeção anterior, é também um motivo de reprovação, independentemente do tipo de falha.

O que devo levar para a pré-inspeção/inspeção automóvel?

Como não podia deixar de ser, tem sempre de se fazer acompanhar de todos os documentos do veículo necessários para a sua circulação (e consequentemente para a inspeção). Em princípio eles estarão sempre presentes na sua viatura, mas em caso contrário não se esqueça de recolher o livrete, o registo de propriedade do automóvel e a ficha da última inspeção que realizou (onde está presente o selo verde de aprovação para circular que coloca no para-brisas).

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