Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer.
Fique a par das principais diferenças entre gasóleo e gasolina e tome a decisão mais ajustada para si no momento de adquirir uma nova viatura.
É verdade, a diferença já não é a que era. E é uma variável que está em constante mudança. Durante muito tempo o gasóleo era bastante mais barato que a gasolina, diferença essa que se tem vindo a perder.
Para referência, segundo dados da Pordata, no início do século XXI o preço do gasóleo em Portugal era de 0,68€/L enquanto a gasolina começava nos 0,87€/L. Até 2021, a diferença de preço manteve-se nas várias dezenas de cêntimos. No entanto, em 2022, com a recente crise de combustível, os preços praticamente igualaram, com o gasóleo a ultrapassar em ocasiões o preço da gasolina.
Portanto, hoje em dia o preço já não é uma das principais diferenças entre o gasóleo e gasolina. No entanto, é sempre uma variável importante de avaliar no momento de compra de um carro. O gasóleo, em circunstâncias normais, tende a ser mais barato, mas é necessário fazer muitos quilómetros por ano para compensar essa diferença. E os carros a diesel costumam ser mais caros que os carros a gasolina.
… na generalidade dos casos. A gasolina tem um menor teor de enxofre na sua composição, o que torna os seus gases menos prejudiciais para a atmosfera – quando comparados com os gases emitidos por motores a gasóleo, claro.
Atualmente já há muitos motores de gasóleo e gasolina a serem produzidos de forma semelhante, de modo a combater esta diferença. E sem esquecer que veículos a gasóleo maiores, como carrinhas e SUVs recentes, utilizam o líquido AdBlue para reduzir a emissão de gases poluentes. Pode ler aqui mais sobre este líquido, criado para cumprir as leis europeias sobre a emissão de gases poluentes.
Para os mais exigentes apaixonados pela condução, há uma clara diferença entre conduzir um carro a gasóleo vs gasolina. A preferência cabe a cada um. Muitos gostam de sentir o motor a gasolina na estrada, outros gostam mais do barulho alto dos motores a gasóleo.
Cada qual com a sua mania, como se costuma dizer. Mas que há diferença, isso há, e quando pegar num carro a gasóleo ou gasolina vai certamente reparar.
É cada vez mais comum ver na estrada carros híbridos e elétricos a circularem nos seus motores mais silenciosos. Hoje em dia são uma alternativa perfeitamente viável aos carros a gasóleo e gasolina, pela poupança financeira que representam na totalidade e por serem menos prejudiciais para o ambiente.
À medida que as cidades investem em mais postos de carregamento para este tipo de veículos e a tecnologia dos mesmos evolui e se generaliza, é normal observar-se uma maior adesão.
Quando se trata da manutenção do seu carro, a escolha do óleo adequado para o motor é uma das tarefas mais importantes. O óleo é…
Ao escolher um carro, uma das decisões mais importantes que terá que tomar é o tipo de transmissão que prefere. Existem dois tipos principais de…
Quando se fala num futuro sustentável do planeta, os carros elétricos são uma das alternativas mais referidas. Mas será que já sabe tudo sobre estes…
Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…
“Ah, isso de certeza que é alguma avaria no motor”: a frase que ninguém quer ouvir, e que pode ter mais implicações do que inicialmente…