Carros elétricos: uma boa alternativa?

Setembro 15, 2022

Quando se fala num futuro sustentável do planeta, os carros elétricos são uma das alternativas mais referidas. Mas será que já sabe tudo sobre estes veículos? 

Fique a conhecer as várias vantagens (e algumas desvantagens) de optar por um carro elétrico, não só para o meio ambiente como para o seu dia a dia. 

Carros Elétricos

 

CARROS 100% ELÉTRICOS VS CARROS HÍBRIDOS:  GRANDE DIFERENÇA

Como ponto de partida, é importante deixar clara a grande diferença entre um carro 100% elétrico e um carro híbrido. Certamente já lhe sugeriram ambos como alternativa a um automóvel a gasolina ou gasóleo, mas são muitas as nuances a ter em conta.

A principal, e que queremos aqui destacar, está mesmo no motor. Os 100% elétricos têm apenas um motor elétrico, que pode ser carregado em casa ou nos postos criados para o efeito. Já os híbridos também têm um motor elétrico – mas com baixa autonomia e que não pode ser carregado – e ainda um motor de combustão – a gasóleo ou gasolina.

Carros Elétricos

 

CARROS ELÉTRICOS: VANTAGENS

Vamos, então, àquele que é o tópico central deste artigo: as vantagens ambientais, financeiras e fiscais de optar por um veículo elétrico face aos carros movidos a combustíveis fósseis.

  1. Menor poluição sonora

Já não aguenta o ruído do trânsito e dos motores dos carros a toda a hora? Temos a primeira boa notícia para si: os carros elétricos não são poluidores sonoros. 

Por serem silenciosos, a sua utilização contribui para a redução da poluição sonora e, consequentemente, para a saúde auditiva da população.

  1. Menor poluição atmosférica

Associada a inúmeras doenças respiratórias, a poluição atmosférica é um problema cada vez mais evidente, sobretudo nos grandes centros urbanos. Por não emitirem dióxido de carbono para a atmosfera, os veículos elétricos são uma excelente solução para inverter aos poucos esta situação.

  1. Menor custo de manutenção

Acabaram-se as mudanças periódicas de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas e muitas outras chatices. Mas não só: a travagem regenerativa permite poupar nas pastilhas e pneus.

Enquanto nos carros a gasóleo e gasolina tem de fazer a revisão a cada, no máximo, 30 mil km, nos carros elétricos esta preocupação só surge ao fim de 50 mil km.

  1. Carregamento mais rápido

“Bem pode esperar sentado”. Pode já ter ouvido algo parecido quando lhe falam do carregamento de um carro elétrico, mas graças aos postos rápidos de carregamento já não tem necessariamente de ser assim. 

Em menos de 30 minutos, é possível ter a bateria do seu veículo carregada a 80%, sendo que até podem ser apenas 10 minutos caso se trate de um posto ultrarrápido.

Mas, caso queira mesmo esperar sentado, a opção de carregar o carro num posto público continua a existir.

  1. Aumento da rede de postos de carregamento

Talvez já tenha ouvido histórias de amigos que ficaram sem bateria no carro elétrico na pior altura possível. Hoje em dia, já não têm desculpa.

A rede pública de postos de carregamento é cada vez maior e a rede Mobi.E (de postos rápidos e ultrarrápidos) já cobre todo o território português, contando com mais de 5000 pontos de carregamento.

  1. Maior autonomia

Muitas das histórias que recordou no ponto anterior estão relacionadas com a autonomia dos carros elétricos. Não se preocupe.

Aquilo que em tempos foi um problema deixou de o ser: os veículos mais recentes apresentam uma autonomia de 400km, que pode chegar aos 700 ou 800 km no caso de viagens mais longas.

  1. Isenção de ISV

Mais uma excelente notícia. Se comprar um carro elétrico novo, pode contar com uma redução no preço pois estará isento de Imposto sobre Veículos (ISV).

  1. Isenção de IUC

Menos um imposto para pagar todos os anos. Para além do ISV, tem também isenção do Imposto Único de Circulação.

  1. Isenção ou redução no pagamento de parquímetros

Por esta é que não esperava, mas é mesmo verdade: muitos municípios concedem uma redução ou até mesmo isenção no pagamento de parquímetros de estacionamento a quem utiliza carros 100% elétricos.

  1. Incentivo do fundo ambiental

Caso tenha ficado com a intenção de comprar um carro elétrico nos próximos tempos, esteja atento às notícias. 

Em 2022, o Governo ofereceu um cheque do Fundo Ambiental no valor de 4000€, para quem cumpria todos os requisitos exigidos descontar na compra de um carro elétrico. Acreditamos que esta iniciativa de promoção da mobilidade sustentável estará novamente em vigor em 2023.

Carros Elétricos

 

CARROS ELÉTRICOS: DESVANTAGENS

  1. Perigo do silêncio

À partida, um carro elétrico fazer pouco barulho parece trazer só vantagens, por possibilitar a redução da poluição sonora. Por outro lado, existe também o perigo de não nos apercebermos da aproximação do mesmo, o que pode ser grave caso circule a alta velocidade.

  1. Aumento dos preços da eletricidade

A redução dos custos ao ter um carro elétrico pode ficar comprometida com o aumento expectável do preço da eletricidade. Contudo, tudo dependerá de como este aumento se dará em comparação com o dos preços do gasóleo e da gasolina. 

Tenha todas estas contas bem presentes na hora de comprar um novo automóvel.

  1. São geralmente mais caros

Outro valor a ter em atenção é aquele que terá de pagar por um carro elétrico novo. Na maioria dos casos, um carro elétrico com caraterísticas idênticas a um carro a gasóleo ou gasóleo é relativamente mais caro.

Mas não se esqueça: com um carro elétrico, irá sempre poupar no consumo e custos de manutenção.

 

CARROS ELÉTRICOS: UMA ALTERNATIVA  DE FUTURO EM PORTUGAL

Não só por questões ambientais, como por todas as outras vantagens referidas acima, as vendas de carros elétricos em Portugal têm vindo a aumentar. 

Desde o início de 2022, já foram vendidos mais de 6000 carros elétricos no país, tanto a particulares como a empresas. A tendência de os portugueses andarem elétricos parece ter mesmo vindo para ficar.

Mais Notícias

Como escolher o óleo mais adequado para o carro

Quando se trata da manutenção do seu carro, a escolha do óleo adequado para o motor é uma das tarefas mais importantes.  O óleo é…

Mudanças manuais ou automáticas: qual escolher?

Ao escolher um carro, uma das decisões mais importantes que terá que tomar é o tipo de transmissão que prefere. Existem dois tipos principais de…

Mais Vistas

Carros elétricos: uma boa alternativa?

Quando se fala num futuro sustentável do planeta, os carros elétricos são uma das alternativas mais referidas. Mas será que já sabe tudo sobre estes…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Motor: quais as piores avarias?

“Ah, isso de certeza que é alguma avaria no motor”: a frase que ninguém quer ouvir, e que pode ter mais implicações do que inicialmente…